O que de fato temos por trás desta famosa iguaria japonesa?
Apesar de ser mundialmente conhecida, apenas 10% de sua produção é exportada. São abatidos aproximadamente 7000 animais/ano, certificados como Kobe Beef cerca de 5000 animais/ano.
O que torna um animal apto a ser certificado como Kobe?
Em primeiro lugar todos os animais devem ser criados e abatidos na província de Hyogo no Japão, devem obrigatoriamente ser da raça Wagyu Kuroge (Black Wagyu) e de linhagem Tajima (caracterizada por produzir animais menores e de altos graus de marmoreio).
Os animais podem ter idade entre 28 e 60 meses, sendo a idade média de abate de 32 meses e o peso da carcaça deve estar entre 300 a 499kg e 270 a 499kg para machos e fêmeas respectivamente.
Os animais são criados em fazendas de cria até os 8 meses de idade e então vão para as fazendas de terminação, tanto cria quanto recria são feitos em confinamento, machos devem ser castrados e as fêmeas sempre novilhas para que obtenham certificação.
Quanto ao marmoreio, este deve ser superior a B4 da escala japonesa o que equivale a um marmoreio 6 aqui no Brasil, diferente do muita gente pensa, Kobe Beef não é garantia de marmoreio 12.
Fonte: http://www.kobe-niku.jp/en/top.html
Outra peculiaridade, visando evitar fraudes durante a manipulação e comercializamos de seus produtos todos os estabelecimentos que desejam trabalhar com Kobe Beef precisam ter autorização da certificadora, no Brasil ainda não temos essa iguaria, mas no site deles é possível consultar todos os distribuidores, restaurantes e atacadistas certificados, quem será o primeiro brasileiro dessa lista?