Existem quatro raças diferentes de Wagyu.

Entre as quatro, apenas duas saíram do Japão nos anos 90: Wagyu Kuroge e o Wagyu Akaushi

Ambas essas raças têm algumas diferenças significativa: O Wagyu Kuroge é conhecido por ser um marmoreio superior, cor e textura fina da cara. Atualmente compõe 95% do rebanho Wagyu do Japão.

O Wagyu vermelho ou Akaushi é conhecido por sua adaptabilidade, taxas de crescimentos superiores, eles também tem como característica uma carne de marmoreio moderado e equilibrado.

Em termos de suas características físicas, ambas as raças têm aproximadamente a mesma altura corporal com 1,35 centímetros, mas os vermelhos tendem a pesar um pouco mais.

O peso médio da raça Akaushi é de 585 Kg comparado aos 487 Kg quilos do Kuroge, isso coloca o Akaushi em destaque para desempenho de carcaça.

O marmoreio excepcional e luxuoso de sabor amanteigado do wagyu fazem dele uma escolha importante para a alta gastronomia e paladares mais exigentes, por outro lado, o wagyu Akaushi oferece uma qualidade de carne bem equilibrada com um sabor robusto.

Como criadores de gado Wagyu devemos considerar os pontos fortes e fracos de cada raça, e a combinação entre as duas raças origina exemplares de excelente heterozigose, unindo fertilidade, desempenho e bons marmoreios em um único animal.