O programa Carne Wagyu Certificada, atualmente é um dos mais completos e seguros programas de certificação, garante rastreabilidade de 100% dos seus produtos, além de ser o único programa até o momento a diferenciar a certificação de animais puros e cruzados.
Até então eram aceitos os animais que se encaixem nos quesitos:
- Grau de sangue – (100% para Wagyu Puro, >50% para Wagyu Cruzado
- DNA – (100% dos animais para Wagyu Puro, 1% dos animais para Wagyu Cruzado)
- Grau de Acabamento – (superior a >4mm para animais puros e cruzados)
- Castração – 100% dos animais puros e cruzados devem estar castrados.
- Inspeção zootecnica – 100% dos animais devem ser inspecionados e apresentar padrão e características de Wagyu.
- Dentes – (menor que 8 dentes).
Precocidade e marmoreio são características que nem sempre andam juntas, apesar do esforço incansável da seleção genética de criadores por animais mais precoces, os animais mais velhos e maduros geralmente apresentam os melhores graus de marmoreio, pensando nisso seria no mínimo injusto que esses animais não fossem certificados.
De modo geral, os animais que vinham sendo certificados ficavam em uma média de idade menor que 33-36 meses, fazendo com que animais que atingissem terminação depois dessa idade e matrizes que passaram maior tempo na reprodução também não fossem certificadas.
Com frequente abate, principalmente de fêmeas, em idade mais avançada e resultados surpreendentes de qualidade e marmoreio, visando aproveitar produção e garantir maior sustentabilidade do ciclo de criação do Gado Wagyu, em reunião com a Diretoria da Associação Brasileira de Criadores das Raças Wagyu (ABCBRW), foi aprovado por unanimidade que esses animais possam ser certificados.
A fim de garantir, integridade e qualidade do programa Carne Wagyu Certificada, é obrigatório que os animais que tiverem mais de 8 dentes no momento do abate passem pelo processo de maturação de suas carcaças de no mínimo 15 dias.