Vamos entender um pouco mais sobre a origem das Raças Wagyu.
Não podemos falar sobre a origem das Raças Wagyu, sem falar do Hanwoo.
O Hanwoo é uma raça nativa Coreana, seus primeiros registros datam de 2000aC, assim como o Wagyu, também eram utilizados como tração animal, devido a questões religiosas e políticas esses animais muito raramente eram destinados ao consumo humano.
Foram levados ao atual território japonês cerca de 2000 anos atrás, permaneceram isolados ao longo de muito tempo, de forma que esses animais desenvolveram características próprias, e somente no ano de 1868 esse gado já chamado de “nativo japonês” recebe influencia do gado europeu, compondo o que chamamos hoje de Gado Wagyu “moderno”.
Mas por que esses animais são tão semelhantes ao Red Wagyu/Akaushi?
Maior semelhança ocorre pois, entre os anos 1868 e 1910, os animais das prefeituras de Kumamoto e Kochi receberam influência de animais Europeus (principalmente Devon e Simental) e também foram cruzados com animais Hanwoo, frutos de uma nova importação da Coréia.
Hanwoo é conhecido por ter fertilidade relativamente superior, são animais tardios, e deixam a desejar quanto a habilidade materna, apresentam bom marmoreio mas inferior quando comparado a animais das Raças Wagyu. Atualmente a Coreia, assim como Japão, impede a saída de animais vivos e material genético de animais Hanwoo, além disso, trabalham fortemente para aumentar seu rebanho e produção de carnes Hanwoo.