Ultimamente, a comercialização de carne bovina tem sido cada vez maior nos restaurantes, mesmo que o preço seja alto. A carne vermelha está entre os pratos caros mais pedidos, principalmente quando a carne bovina é da raça Wagyu.
A princípio essas raças eram utilizadas para servir como tração nos campos de arroz. Com o passar dos anos, a popularização da carne aconteceu pelo seu sabor e aspecto marmorizado, fazendo com que a carne Wagyu fosse uma das mais desejadas de todo o mundo.
Se você quer entender mais sobre as classificações e a popularização dessa carne bovina, confira as informações que trouxemos a seguir:
Como essa raça chegou ao Brasil
A raça Wagyu chegou ao Brasil há mais de 20 anos através da empresa Yakult. É uma raça japonesa que tem conquistado cada vez mais os brasileiros.
A carne desse animal é uma das mais valorizadas do mercado. Ela também é conhecida como carne A5 pela classificação, que está relacionada à qualidade da carne, influenciando diretamente na sua produção e comercialização.
Ela é extremamente macia e suculenta, além de possuir um aroma excepcional. É a carne mais cara do mundo, e o seu valor pode chegar até a R$1400,00 o quilo.
Criar esse tipo de raça no país pode ser um ótimo investimento pelos pecuaristas, principalmente por sua demanda nos restaurantes serem altas e suas ofertas nos campos serem baixas
A produção de Wagyu
Como citamos acima, existem diversas vantagens em produzir bovinos da raça Wagyu, principalmente pela demanda que aumenta a cada ano.
Mesmo que os custos de produção e criação sejam altos, os lucros que podem ser obtidos através da comercialização por cabeças são muito atrativos e interessantes.
Uma dica é investir em embriões inicialmente, para criar animais puros. Mas, existem pecuaristas que estão investindo em cruzamentos com outras raças, fazendo com que o Wagyu continue transmitindo o marmoreio da carne, deixando-a macia.
Trabalhar com cruzamentos de raças pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar a produção e comercialização de carne A5 como a Wagyu sem interferir na qualidade da carne e ainda assim investir pouco.
Vantagens da carne A5
Existem algumas vantagens que podemos citar sobre a carne A5, tais como:
São mais saudáveis
Uma das principais características que fazem com que a carne seja conhecida em diversos países do mundo é por serem mais saudáveis por conta do tipo de gordura que está presente nela.
Essa carne é rica em ômegas 3 e 6, além de conter gorduras boas em sua composição de marmoreio. As carnes também possuem baixas concentrações de gorduras saturadas, o que é ótimo para o nosso organismo.
O grau de marmoreio é alto
O grau de marmoreio alto que a carne A5 possui faz com que o seu valor de mercado tenha um custo alto, sendo acessível a poucas pessoas.
Esse grau de marmoreio determina a qualidade da carne, fazendo com que fique mais macia, saborosa e suculenta, tornando a experiência de consumo única.
Se você quer conhecer mais sobre essa comercialização, <a href=acesse nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos!