As raças Wagyu têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Foram introduzidas no Brasil há mais de 25 anos, desde então o plantel nacional vem crescendo e ganhando importantes linhagens internacionais.

O significado do nome Wagyu é gado do Japão, e é uma das carnes mais valorizadas dentro do mercado de gastronomia de todo o mundo. Sua textura macia e suculenta ganhou o título de carne mais saborosa, e cara, do mundo.

No Brasil ela ainda é pouco explorada, e com isso, é uma excelente opção de investimento para os empreendedores pecuaristas. Se você deseja saber mais sobre a comercialização e reprodução dessas raças de animais, confira as informações que trouxemos a seguir:

Principais vantagens de criar Wagyu

Como dissemos, as vantagens sobre a criação de Wagyu podem ser muito interessantes. Isso porque a demanda no país é grande, e ainda não temos comercialização suficiente para atendê-la.

Mesmo que os custos sejam altos e o processo de criação seja minucioso, trabalhar com essas raças de animais tem sido atrativo.

Iniciar essa criação pode ser uma oportunidade para quem deseja crescer e investir em carne de qualidade. Esse processo pode ser iniciado através do cruzamento, alternativa para quem quer produzir qualidade sem grandes investimentos em genética. Importante que novos criadores priorizem touros de linhagens de marmoreio para realização de cruzamento industrial (saiba mais em Programa de Cruzamento Industrial WagyuBrasil).

Um ponto positivo dessas raças é que elas podem ser cruzadas com outros tipos de animais, fazendo com que o resultado seja de qualidade, mesmo não sendo um animal puro.

O que especialistas afirmam é que a procura por Wagyu vai aumentar em pouco tempo de maneira bem significativa. Isso porque os produtores estão demonstrando satisfação na criação dessas raças e nos lucros que estão obtendo, sendo um diferencial para o mercado bovino.

As raças de Wagyu no Brasil e no mundo

A criação de Wagyu no Brasil ainda é pequena quando comparada a produção de outros países. No Brasil a procura por essa carne nos restaurantes é bem grande e ainda assim, a produção não consegue suprir esse pedido.

Atualmente são abatidos cerca de 350 animais puros por ano, no cruzamento esse numero não passou de 400 animais abatidos no ano de 2021, segundo o Programa Carne Wagyu Certificada.

A produção não é suficiente para atender a demanda do país, e por isso, a importação do produto tem sido uma realidade para os restaurantes. Geralmente essa importação acontece de países como Argentina, Uruguai, Austrália e Japão.

O sabor da carne de Wagyu é inconfundível e desperta muito interesse dos apreciadores de carne. Já foi considerada como a melhor carne já produzida em todo o mundo.

A carne de Wagyu é uma das mais caras também. Nos Estados Unidos, para comprar 100 gramas de carne, você precisa desembolsar o valor de U$ 140,00. Já no Japão, com esse mesmo valor você consegue comprar menos de 60 gramas da carne.

Em muitos países o tratamento dessas raças é mais do que especial, e a atenção é que a carne não receba nenhum tipo de aditivo químico para não afetar o seu sabor.

Conclusão

Como dissemos, por conta da sua alta demanda, a criação de Wagyu pode ser uma ótima oportunidade de crescimento no meio pecuniário aqui no Brasil.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, assine a newsletter e fique por dentro das novidades que envolvem desde a criação até a produção das raças Wagyu!