Com gado comercial atingindo preços recordes, maior oferta de animais Wagyu (puros e cruzados), genética Wagyu atinge grande valorização na Austrália.
O país vem vivenciando um momento muito semelhante ao o cenário brasileiro, até a então interrupção das exportações para a China. Alta demanda, volume de exportações e preços crescentes.
A reposição do rebanho, vem apresentando oportunidades para os produtores australianos investirem em genética Wagyu, a fim de produzirem um produto premium. Isso ocorre, já que diferentes países estão oferecendo bonificações por animais puros e cruzados de Wagyu.
“O setor esta cada vez mais forte, sempre impulsionado pelo mercado de carne de luxo no topo e aproximando o mercado global de um produto superior.” comenta James Matts, consultor da Elders Wagyu. Matts também acrescenta ” A indústria de carne bovina esta entendendo que o Wagyu traz muitos traços positivos para cadeia da carne bovina em geral.”
“O Wagyu oferece muito além de uma carne superior, mas vale lembrar que são animais de bom temperamento, longevidade e fertilidade. Os touros apresentam alta performance e longevidade a campo, agregando valor facilmente a seus produtos. As fêmeas também são superiores em fertilidade, produzindo bezerros ainda muito jovens, por isso não há porque não trabalhar com animais Wagyu na propriedade. “
Matts destaca também a crescente demanda por novilhas para exportação, atualmente os criadores se esforçam para atender mesmo com preços superiores a $4.000,00. O Mercado asiático vem operando com entusiasmo enquanto América do Sul permanece mais “calma” em função das restrições impostas em função dos casos de vaca-louca, mas acredita que passando esse momento, teremos uma vigorosa procura por genética.
Os ganhos genéticos obtidos pelos criadores Wagyu, através do uso de genômica e DEPs, estão atraindo mais produtores comerciais para a raça. “Existem criadores que se concentram na genômica e no melhoramento genético por meio de seus próprios programas de teste de progênie, e agora a Associação Wagyu da Austrália intensificou seu próprio programa”, disse Matts.
“Nos últimos cinco anos, um grande número de confinamentos e processadores que construíram uma marca propria Wagyu – a carne wagyu deixou de ser um nicho de mercado e está sendo reconhecida pelas oportunidades que a raça traz a todos os produtores de carne.”
Acesse matéria original :https://www.theland.com.au/story/7453849/high-demand-for-wagyu-in-all-markets/?cs=4933&fbclid=IwAR3Vs340Sf7BWAUIw5Jb_CiHvyiay7ouzs_OOUpv3ugjNZ_HNPjWdj8zjiQ
WagyuBrasil